Quando utilizamos a Média Harmônica:
A média harmônica é utilizada quando estamos trabalhando com grandezas inversamente proporcionais.
Um exemplo clássico é aquele onde estamos trabalhando com velocidade e tempo, pois ao aumentarmos a velocidade diminuímos o tempo necessário para percorrer um determinado trajeto e vice-versa.
Compreendendo o Conceito de Média Harmônica:
Já estudamos a média aritmética e a média geométrica, que conceitualmente são de mais fácil compreensão, no entanto apesar de simples o seu cálculo, a média harmônica é um conceito um pouco mais difícil de se entender.
Para uma maior facilidade de assimilação do conceito, como de costume vamos recorrer a um exemplo:
Um veículo realizou o trajeto de ida e volta entre as cidades A e B. Na ida ele desenvolveu uma velocidade média de 80 km/h, na volta a velocidade média desenvolvida foi de 120 km/h. Qual a velocidade média para realizar todo o percurso de ida e volta?
Embora não tenha sido dito no enunciado, estamos considerando que os trajetos de ida e volta têm a mesma medida.
É fácil entender que a média aritmética das velocidades seria de 100 km/h:
Porém a pergunta não foi qual a média das velocidades, mas sim qual a velocidade média para realizar todo o percurso.
A resposta para esta pergunta seria a média harmônica de 96 km/h:
Mas por que 96 km/h? Em que se baseia este resultado?
Vamos fazer o seguinte, já que independentemente da distância entre as cidades as velocidades médias foram de80 km/h na ida e de 100 km/h na volta, para facilitar a explicação vamos arbitrar que a distância entre as cidades A e B seja de 120 km.
Como base nestas informações podemos concluir que o tempo gasto na ida seria de uma hora e meia, que é a distância entre as cidades dividida pela velocidade média da ida:
Analogamente na volta o tempo gasto seria de uma hora:
Então para realizar o percurso total de 240 km/h se gastaria 2,5 h, donde concluímos que a velocidade média foi de 96 km/h:
Para ficar mais claro que os 96 km/h se referem à média harmônica, vamos incluir um passo a mais no cálculo realizado acima para apurá-la:
Percebeu?
Portanto:
· A velocidade média para se percorrer todo o percurso de ida e volta seria de 96 km/h.
UTILIZAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA PESQUISA
A empresa de pesquisa usa dados e amostras que representam uma população em determinado estudo. As amostras, habitualmente, são selecionadas seguindo os critérios de dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A amostragem utilizada em pesquisas de marketing possibilita economia de mão-de-obra, tempo, recursos financeiros e materiais. Sobretudo, usar a amostragem nesse setor de trabalho tem se a possibilidade de se trabalhar com dados mais precisos.
Seguindo os critérios do IBGE tem-se em mente a população, amostra, amostragem, tamanho da amostra, erro da amostra e intervalo de confiança.
A população, em termos estatísticos, refere-se ao conjunto de elementos com características comuns e que podem ser contados e ordenados. A amostra é uma parte da população. A amostragem é definida como um processo de colhimento de amostras de uma determinada população seguindo critérios estatísticos.
O tamanho da amostragem está relacionado com o tamanho da população, podendo ser definido como finito (até 10.000 elementos), e infinito (acima de 10.000). O erro amostral é uma variabilidade, ou seja, uma estimativa de diferença entre o valor encontrado na amostra e o valor existente no tamanho da amostragem.
O erro amostral é referido a um nível de erro para mais ou para menos. O intervalo de confiança refere-se ao nível de confiança que se encontra dentro da média de intervalo. O intervalo de confiança sempre é pré-estabelecido antes de executada a pesquisa.
A estatística passou a fazer parte do dia-a-dia , principalmente no século XX, é utilizada desde os tempos antigos, utiliza gráficos e tabelas para expor os resultados numa empresa ou setor público.
Nos tempos atuais, a estatística moderna abrange ciência, tecnologia e lógica. É um campo da ciência que serve para a observação e avaliação. Há quatro mil anos antes de Cristo, muitos povos usavam dados provindos de recenseamento de terras para alistamentos militares e posse de territórios.
A estatística passou a ter importância multidisciplinar a partir do século XIX. No século XX, passou a ser implementada nas grandes empresas, principalmente nos projetos de empresas japoneses na busca por excelência da qualidade.
As estatísticas que exibem os dados de uma pesquisa permitem ao setor de Recursos Humano e de Marketing, por exemplo, a tomarem decisão eficaz de mercado, sem depender somente da intuição. Possibilita enxergar e analisar a complexidade da sociedade e de marcados, para mitigar os riscos de perdas de investimentos e de recursos.
O trabalho de visão estatístico de mercado nas empresas utiliza computadores, pacotes estatísticos, internet, intranet e base de dados. Sobretudo, exige a capacitação daqueles profissionais que atuam no recolhimento de informações, análises e edição das mesmas.
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